O marketing cultural diz que é benéfico para a sociedade porque:
1. A cultura, ao ser patrocinada tanto por entidades privadas como por empresas públicas, vê o seu financiamento ser aumentado.
2. Com mais dinheiro, há mais projectos culturais.
3. Havendo mais projectos culturais, mais pessoas podem consumir cultura.
4. Dá-se a democratização cultural.
É uma história interessante, mas:
Antigamente, o Estado e as empresas não tinham acesso aos nossos tempos livres. O controlo era exercido enquanto trabalhávamos, nos hospitais, nas prisões, entre outros locais fechados.
Hoje, através da “cultura” e da tecnologia, as empresas também dominam os nossos espaços privados.
Se dantes, conseguiam vender-nos pouca coisa no nosso tempo livre, agora, vendem-nos publicidade virtual 24 horas sobre 24 horas, no Facebook, por exemplo, e produtos culturais (filmes, livros, peças de teatro, exposições, etc.) para nos entreterem no tempo que sobra.
Com isto, ganham duas coisas:
1. O lucro da venda desses produtos e serviços.
2. O lucro das indústrias associadas (roupas, cosmética, eventos, etc.).
E garantem que não andamos a ler, a ver ou a tocar coisas que não lhes dão lucro e até podem ser o adubo para desobediências.
Ou seja, conseguem controlar-nos e lucrar ininterruptamente. E, para o fazerem, utilizam técnicas de sedução, que são bem mais eficazes do que as coacções.