Bondade e maldade.

Quanto mais adulta é uma pessoa, mais dura ela é. Isso não significa que se tornou menos boa, apenas mais determinada. Venceu os medos.

A violência nasce da tentativa de colonização do outro (nas palavras de Saramago), seja pelo corpo, seja pelas emoções, seja pelas ideias. Quem é mais violento: aquele que não se deixa colonizar ou aquele que quer colonizar tudo e todos com os seus ideais? A inquisição, o holocausto, a perseguição maoísta aos intelectuais, a matança russa e a Sibéria, a matança franquista na guerra civil de Espanha, os napoleões, a colonização africana pelos europeus, a colonização americana pelos europeus, a colonização do médio oriente pelos E.U.A., e mais, tudo isto foi feito porque alguém achou que sabia mais do que os outros, que sabia o que era melhor para todos.

Eu é que sei o que é melhor para mim. Se as pessoas não gostam, isso significa que eu estou a fazer o que eu quero e não o que elas querem que eu faça.

Sobre isto, li uma vez uma frase mesmo bonita, no "Assim falava Zaratustra":

"Mas aquele que o povo odeia, com o ódio do lobo pelos cães, é o espírito livre, inimigo das algemas, aquele que não adora, aquele que habita as florestas. Persegui-lo até ao seu esconderijo é aquilo a que o povo sempre chamou ter “sentido de justiça”; e ainda por cima dão caça ao solitário com os seus ferozes mastins."

Por isso é que quando me vêm com muitos ideais e que eu sou dura e blá blá blá, só me apetece revirar os olhos. Dureza é eu ter que estar sempre a levar com imposições, e leis às quais não reconheço qualquer legitimidade. Estou eu aqui sossegada e aparece um conjunto de pessoas que quer mandar em mim. Toda a gente quer decidir o que devo vestir, como devo falar, o que devo comprar, o que devo não comprar, em que coisas devo acreditar, quais são as pessoas que merecem a minha atenção, quais as pessoas que devo desprezar,  que devo ser mais comunitária, que devo ser mais feminina, que devo ser mais sensível, e mais não sei o quê. Eu quero lá saber o que vocês acham que eu deveria ser. Alguma vez me ouviram dizer o que eu acho que vocês deveriam ser? Eu não vos tento mudar. Apenas assisto ao espectáculo.